Não é novidade pra ninguém que a audiência dos podcasts tem crescido muito nos últimos anos. Mas pra que isso não fique apenas nas minhas palavras, você pode observar esse dado que o CanalTech analisou https://canaltech.com.br/resultados-financeiros/alavancado-por-podcasts-spotify-tem-aumento-de-31-de-usuarios-em-2019-159978/ tendo como os ouvintes de podcasts sendo os responsáveis pela a alta de usuários da plataforma spotify:
"a companhia revelou um crescimento de 31% no número de usuários mensais ativos (...), atingindo a marca de 271 milhões de consumidores. (...) em 2018, era de 207 milhões.
Essa curva para cima tem um “culpado”: o mercado de podcasts. Desde que passou a apelar para o público cativo desse tipo de conteúdo, o Spotify vem registrando bons índices de crescimento"
e ainda:
"De acordo com a empresa, no terceiro trimestre de 2019, cerca de 14% de sua base de usuários ouviram a algum podcast pela plataforma. Esse número aumentou para 16% no trimestre seguinte, totalizando cerca de 200% de aumento nas horas dedicadas totais à escuta desse tipo de conteúdo. Mais além, o Spotify estabeleceu, dentro de seu app, uma clara divisão entre músicas e podcasts, o que facilitou a busca e identificação por programas do tipo."
Agora imagine ter sua empresa/negócio surfando nessa onda gigante que está crescendo a cada dia. Fantástico, não é?
O podcast, a grosso modo é como um programa de rádio gravado. Segundo a Associação Brasileira de Podcasters (ABPod): "Podcasts são programas de áudio ou vídeo, cuja principal característica é um formato de distribuição chamado podcasting. Podcasting é um meio de publicação de arquivos de mídia digital através de feed RSS, o que permite aos seus assinantes o acompanhamento ou download automático do conteúdo à medida que é atualizado." É um arquivo de áudio (ou uma série deles) divididos por episódios que podem ser escutados online através de plataformas como Spotify, Anchor, Google Podcasts, Apple Podcasts, etc., ou baixados para serem ouvidos offline. A maioria das pessoas escuta no trajeto de casa pro trabalho ou enquanto precisa realizar alguma tarefa manual. Mas não se engane, há também quem escute na hora de dormir, já que existem podcasts com esse objetivo. (Dá pra acreditar?!)
Segundo a Agência Imma: "O podcast é, ainda, considerado um meio revolucionário de marketing, principalmente se levarmos em conta quanto dinheiro é gasto por segundo numa rádio ou canal televisivo. Ao produzir um podcast gasta-se, comparativamente, pouco dinheiro e ainda se tem a certeza de que todos que estão ouvindo estão profundamente interessados."Por isso é tão importante ficar por dentro e se atualizar, afinal de contas é uma maneira muito interessante de gerar conteúdo e agregar para a sua marca, se relacionando mais intimamente com o seu público.
E, antes que eu me esqueça, se você acha que não tem uma "voz para podcaster", eu traduzi um trecho da postagem do site da Anchor - uma grande plataforma e distribuidora de podcasts - Caso você queira ler o original e completo, basta clicar nesse link e será redirecionado pra lá.
Boa leitura :D
"Porque sua voz é uma voz de podcast"
Eu odeio minha voz. Nós escutamos isso o tempo todo. É uma reclamação que surge em conversas com criadores de podcast. Nós temos visto vários tweets que concordam com isso. Nós temos recebidos DMs. Respondendo pedidos. Minha vóz é muito chorosa. Eu gaguejo demais. Minha voz é muito irritante.
Para muitas pessoas, o som da própria voz é um obstáculo real que as impede de começar um um podcast. Eu quero, mas eu simplesmente não consigo me ouvir. Minha voz não é uma voz de podcast."
Se você está pensando em começar um podcast ou já tem um, nós queremos afirmar o seguinte:
Toda voz é uma voz de podcast.
Se o som da sua própria voz te faz se sentir desconfortável, você não está sozinho(a). Na verdade, existe uma explicação científica para o motivo pelo qual você pode ter vergonha quando ouve uma gravação sua falando. Mas não importa a causa, lembre-se que não existe uma "forma correta" de soar quando se está criando algo. Sua voz é diferente de todas as outras e é exatamente isso o que torna tudo especial.
Se você tem um podcast ou está considerando começar um, você tem algo a dizer. Você tem uma história pra contar que é relativa à você. Sua ideias são marcas da sua identidade única, e vale a pena compartilhar isso com o mundo. É o mesmo com a sua voz. Não importa como você soe, sua voz é uma expressão íntima de emoção e um reflexo da sua perspectiva particular. É um veículo poderoso de fazer suas ideias viajarem, e é o seu verdadeiro eu. Então abrace isso. Não existe maneira melhor de contar sua história, e não existe ninguém melhor pra contar do que você mesmo(a)."
Fontes:
Comments